sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A importância dos Diários de Práticas

O processo de escrita de um diário de práticas é talvez o procedimento mais esquecido dentre os círculos de estudo atuais. Muitas vezes nos questionamos se obtivemos efeitos oriundos de nossas práticas e a resposta para esta pergunta não pode ser obtida se não tivermos com o que comparar e nivelar supostos efeitos. Para que possamos fazer isto, a ferramenta que devemos utilizar é nada mais nada menos que o diários de práticas. Sua construção e uso não é o foco deste artigo, mas sim a importância de construirmos tal ferramenta e como seu uso influencia nossos resultados e avanços na Senda.

Paremos por um momento para imaginar uma repartição pública. Esta repartição será a sua mente. Olhando por fora ela parece um prédio muito belo e organizado, mas se olharmos por dentro e com calma, veremos que a confusão é generalizada. Onde deveriam estar arquivos muito bem datados e guardados, estão pilhas e mais pilhas de pastas que nunca foram organizadas. Como estas pilhas são muito grandes, não podemos esperar que, mesmo utilizando o máximo de sua força, você seja capaz de organizar tudo em tempo hábil para poder receber novas pastas sem que elas formem novas pilhas.

Assim são nossos pensamentos e lembranças. Pilhas de arquivos guardados na mente que podem ser perdidos se o menor sopro de vento adentrar o prédio. Mas, como podemos organizar estes arquivos? Demandaria muito tempo de meditação para que colocássemos tudo em ordem correto?

Correto! E é aqui que entra o nosso diário de práticas. Vamos brincar um pouco? Vamos lá: imagine-se então como supervisor desta repartição pública. É terrível ver todo este caos: você não é capaz de medir a eficiência de seus funcionários, pois os arquivos que contém as informações necessárias estão tristemente organizados. É preciso fazer algo. Você decide então catalogar estes arquivos. Como novas pastas chegam à sua mesa a todo o tempo, você considera melhor deixar os arquivos antigos para um momento em que tenha um pouco mais de tempo. Vais até uma estante e escolhes um caderno limpo para que possas começar o trabalho de catalogação.

Cada relatório que chega a sua mesa é catalogado de forma que toda a informação possível acerca do trabalho feito por um de seus funcionários seja registrada. De repente você percebe que apenas um caderno não poderá refletir a realidade e organizar todos os dados. Você decide então listar os departamentos e escrever um caderno para cada um deles. Afinal, as finanças não podem se misturar com os recursos humanos não é? Se for preciso construir uma ponte entre eles, você decide que criará um caderno só para isso.

Seu trabalho vai muito bem e você percebe que agora é capaz de saber exatamente se um funcionário tem sido eficiente, quando seu desempenho melhora ou piora. Tudo com um acompanhamento diário que lhe permite, inclusive, compará-lo com funcionários do mesmo departamento ou de outros. Quando consegues algum tempo livre, você para e começa a organizar os arquivos antigos que estão nas salas do fundo do prédio.

Seu trabalho tem sido maravilhoso! No fim de um ano, ainda há alguma bagunça em sua repartição… Afinal, isso é normal não é? Mas agora você tem controle quase absoluto sobre tudo que acontece por lá.

Se compararmos nossa vida a esta repartição veremos o quão importantes são os diários de práticas. Através dos registros que fazemos neles somos capazes de observar, passo a passo, nosso caminho na Senda. Podemos medir os efeitos sensíveis e visíveis de nossas práticas e efetuar comparações entre elas.

Assim como as informações dos serviços feitos na empresa, devemos listar toda e qualquer informação que nos pareça relevante para construir um panorama geral acerca do que tem acontecido em nossa vida. Obviamente, o passado forma pilhas muito grandes para que possamos parar e catalogar tudo juntamente com as novas informações que nos chegam.

Por isso, além de catalogar nossas novas experiências em diários específicos, a prática meditativa constitui peça chave para que nossos diários de práticas desempenhem o máximo de sua eficiência. Através da meditação, podemos acessar aquelas salas no fundo da repartição e trabalhar com os arquivos mais antigos.

Assim, somos capazes de manter tudo no eixo e ter a certeza de que nossa perseverança tem constituído resultados em nossa vida. Que tal começar um diário hoje?
Share: