quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Apologética do Futuro: o menino que queria se casar com uma robô

Definitivamente não é fácil ser um padre católico nestes tempos. São cinquenta anos de ordenação, oitenta de católico e mais de 100 anos de vida seu Manoel. Estamos no ano 2100 e o povo ainda me aparece com essas perguntas absurdas? Ah seu Manoel, parece o tempo em que os Católicos discutiam se homem pode casar com homem, vê se pode? Hoje mesmo apareceu um jovenzinho aqui na paróquia, disse que queria conversar. Eu o recebi no meu escritório e eis que ele começa:

– Padre Alexandre eu preciso muito falar com o Senhor…

– Oras, mas fale logo então meu filho. Tu não já tá aqui?

Pronto, era o que ele precisava para desatar a falar do seu relacionamento. Disse que se sentia feliz, que finalmente havia encontrado a pessoa que ele amava. Falou maravilhas da “pessoa” por quem estava apaixonado, delirante. Como um bom padre, fiquei feliz por ver um jovem já se preparando para casar, constituir família.  Aí foi que apertou seu Manoel, quando eu quis saber quem era a felizarda por conquistar aquele bom rapaz.

– É aí que está o problema, Padre…

Gelei na hora né, pensei que tinha voltado no tempo e ia ouvir de novo aquela história de “sabe o que é Padre, eu gosto de um menino e queria casar na Igreja…”, e já fui logo cortando, dizendo que ele era Católico e que eu mesmo o havia catequizado e muito bem, pra não me vir com absurdos. Então ele jogou a bomba de lá pra cá:

– Que é isso Padre, eu sou homem! Eu gosto é de uma menina, mas ela…

– Ela o que filho de Deus? Tem um pinto?

– Mais aí não seria menina, né Padre? Deus é mais…

– Pois então fale logo homem, que eu não sei o que você quer dizer!

– Ela é um robô Padre…

Tá certo, eu sou velho e pensei que já tinha visto de tudo na minha vida seu Manoel: errei feio. Nunca tinha passado pela minha cabeça que esse absurdo ia parar aqui na minha paróquia e que eu é que ainda ia ter que ouvir, se ao menos fosse o vigário a estar lá aquela hora… Não teve jeito, o menino parecia apaixonado mesmo. Na minha época de juventude, quando nem pensava em ser padre, nós conversávamos sobre essa possibilidade. Mas isso foi o que, lá pelo anos 2010…

O que eu fiz seu Manoel? Peguei o catecismo oras. Não ia perder tempo explicando o que já tinha sido dito tantas vezes. Falando nisso, eu acho que precisamos atualizar esse catecismo de 1992 pra poupar os padres desse trabalho. Falei logo pra ele:

– Olha aqui meu filho, eu nem imaginava que você fosse namorar um robô. Tá certo que hoje todo mundo tem um em casa, eu mesmo tenho a faxineira aqui mas, veja, são máquinas que você faz com a sua mão. O amor reservado aos esposos, verdadeiro, só pode existir entre pessoas que são obra de Deus e de sexos opostos. Na minha época, tinha gente que se apaixonava por muro, bicicleta e até brinquedos sexuais, o que se você pensar bem, dá no mesmo que se apaixonar por um robô…

– Mas Padre, eu a amo de verdade!

– Eu não disse que você não ama criatura, eu falei que esse amor que você sente não é o amor de esposos. É um amor que não pode dar frutos senão pelas obras do homem meu filho. Deus falou através da Igreja no catecismo aqui ó:

"§1625 Os protagonistas da aliança matrimonial são um homem e uma mulher batizados, livres para contrair o Matrimônio e que expressam livremente seu consentimento."

– Tá vendo, homem e mulher! Nada de homem com homem, mulher com mulher, gente com robô, cachorro ou o diabo que seja. É um homem e uma mulher. Eu entendo que você se sinta apaixonado e que tenha sentido prazer nessa relação, mas a ordem das coisas de Deus não muda. Nem a Igreja pode mudar. E se eu bem te conheço, tu é CA-TÓ-LI-CO, viril, e tem coragem pra escolher Jesus.

– É verdade Padre, mas eu gosto dela…

– Então vá aprendendo a desgostar, vá rezando e pedindo a Deus que mande a sua Maria, a mulher que vai encher esse presbitério aí na frente de criança pra eu batizar. Aprender a separar os amores, amando mais a Deus!

Pois é seu Manoel, saiu de lá quieto sem dizer mais nada. Mas o que eu podia fazer? Só disse a verdade. Depois eu fiquei sabendo que ele terminou lá o relacionamento e estava agora se engajando no movimento TLC e gostando de uma garota de lá, olha que alegria! Enquanto isso eu vou levando a vida, esperando pra ver qual vai ser a próxima invenção do povo. Deus lhe abençoe seu Manoel, outra hora proseamos melhor e lhe conto uma nova. Vá com Deus!
Share: